Seminário em Valença busca soluções para fungo que ameaça produção de cravo no Baixo Sul
O Seminário Arranjo Produtivo do Cravo, que aconteceu nesta sexta-feira (03) no IFBaiano, foi realizado pelo Governo do Estado da Bahia e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ciapra Baixo Sul, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Associação dos Produtores de Cravo (APROCRAVO) e dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Baixo Sul.
O foco principal do encontro foi a busca por soluções para um grave problema que tem preocupado os produtores da região: a proliferação de um fungo que está atacando e causando a morte dos pés de cravo, ameaçando uma das culturas mais promissoras do Baixo Sul.
Embora uma solução definitiva ainda não tenha sido apresentada, o seminário serviu como um importante espaço de diálogo para alinhar estratégias entre os diversos setores. Foi destacado que os pesquisadores e estudiosos do IFBaiano estão investindo em pesquisas para identificar e encontrar formas eficazes de combater a doença.
A união entre produtores, poder público e as instituições de pesquisa é o caminho para superar o desafio, proteger a cultura do cravo e garantir o futuro de uma das atividades agrícolas mais importantes da região.
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença